Gustavo Xavier sofre queda e é afastado do Campeonato Brasileiro de XCO

O atleta competiria na categoria ‘Júnior’, onde é atual líder no ranking brasileiro.

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 12/07/2018 às 10:07

 

O atleta Audax FSA, Gustavo Xavier, sofreu um acidente na manhã dessa terça-feira (10), há pouco menos de duas semanas do Campeonato Brasileiro de XCO. Gustavo fazia um reconhecimento da pista, localizada em Parelheiros – SP e caiu após tentar pular um duplo, fraturando a clavícula esquerda.

Em entrevista, o Xavier esclarece que foi a primeira vez que sofre um acidente e que este tipo de pista é a que ele encontra maiores dificuldades. “O atleta sofre um pouco para andar nessa pista, pois ela é muito single-track. Você larga e percorre 500 metros de estradão e depois já cai em uma trilha, que tem um trajeto de cinco quilômetros no circuito, com vários paredões e partes técnicas com raiz, drops e duplos, que foi onde eu caí”, relatou o ciclista.

 

Imagem da fratura diagnosticada no hospital. Atleta passará por procedimento cirurgico. Foto: Arquivo Pessoal.

 

A organizadora do Campeonato Brasileiro, Selma Cocuzzi, estava presente no momento do incidente e faz um alerta para que todos os atletas tenham cuidado ao fazer o reconhecimento da pista. “A pista é técnica, mas não é perigosa. Infelizmente não sabemos o que aconteceu, pois ele já havia pulado três vezes aquele duplo. Antes de qualquer atleta andar no percurso, recomendamos que ande devagar, reconheça os obstáculos e só realize manobras se você souber, ou tenha alguém que possa instruir a fazê-lo. Você precisa conhecer bem onde está pedalando para ter confiança do que pode ou não pode fazer”, explica Selma.

Ainda em depoimento, a organizadora fala que durante os treinos com pista aberta não há a presença de ambulâncias no local, mas no evento serão disponibilizadas duas ambulâncias e socorristas para prestar assistência e assegurar o local.

 

Trecho em que Gustavo caiu na pista do Brasileiro de XCO, em Parelheiros - SP. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Gustavo não corre perigo e aguarda a realização da cirurgia. Ele confessa estar muito triste por ficar de fora da competição, mas deixa seu recado para os atletas. “Para mim esta é a prova mais importante da nação, infelizmente acidentes podem acontecer com qualquer um, então agora é aguardar a recuperação e torcer para que tudo dê certo. Desejo uma boa sorte a todos os atletas, especialmente os da minha categoria e que todos tomem muito cuidado durante os treinos e competições. Entretanto a minha torcida vai para o parceiro de equipe André Aikawa que também é da categoria “Júnior”, revelou.

O atleta pretende estar presente no evento para torcer e rever todos os amigos na competição.

BIKES PARA COMPARAÇÃO