#EspecialOutubroRosa: É possível pedalar mesmo estando no período de menstruação?

Esta continua sendo uma preocupação entre as mulheres e um Tabu para a sociedade. É hora de falar sobre isso…

Postado por IMPRENSA, em 25/10/2023 às 09:10

Mulheres no pedal em busca de qualidade de vida. Foto: Audax

A menstruação é sempre um assunto presente na vida das mulheres. Da menarca a menopausa, mensalmente o fluxo menstrual visita a rotina feminina e mexe com os seus hormônios.

Muito se fala sobre cólicas, alterações de humor, cansaço e irritação durante esse período. Na prática esportiva, costuma ser até um empecilho para que algumas mulheres saiam de casa para os seus treinos…

É chegada a hora de parar com essa prática e aprender a como lidar com o seu ciclo menstrual pode ser libertador! Por isso hoje trouxemos algumas dicas de como aliar a sua menstruação ao pedal.

 

1- Conhecer o ciclo menstrual

Entender a duração do ciclo menstrual, as datas próximas que o ciclo costuma iniciar e as mudanças que o corpo passa próximo ao ciclo, pode auxiliar na preparação física e mental para o momento de menstruação. Nas lojas de aplicativos, podem ser encontrados diversos App’s de monitoramento do ciclo menstrual, esta é uma ótima solução para as esquecidas e as que não conseguem fazer esse acompanhamento.

 

2-As fases da menstruação

O corpo passa por alterações hormonais durante o período e é possível tirar proveito disso com os treinos! Basta você adaptar a sua rotina.

Do primeiro dia da menstruação até o início da ovulação acontece a fase folicular, quando há aumento gradual dos hormônios estrogênicos. À medida que aumenta a concentração do principal hormônio feminino, há crescimento da força muscular, da resistência e do bem-estar, por isso os melhores dias para treinar pesado, são após o fim da menstruação.

A fase seguinte é a ovulatória, quando a produção de estrogênio começa a cair e, gradativamente, a de progesterona aumenta. O pique já não é o mesmo, mas ainda é possível manter o treino forte.

Na fase lútea, após o fim da ovulação, há oscilações hormonais de progesterona e estradiol. Essa combinação é a responsável pelos sintomas da TPM: irritabilidade, dor no corpo e fadiga, nenhuma vontade de treinar...Mas não é necessário pular os treinos durante o período! Basta apenas reduzir os esforços com treinos mais leves, aumentando os níveis de endorfina, melhorando o humor, e trazendo sensação de bem-estar.

3-Protetores e as pedaladas

Existem no mercado algumas opções de protetores menstruais para conter o fluxo. Mas, existe algum mais indicado para a prática do ciclismo?

Bom, o absorvente externo continua sendo o preferido entre a maioria das mulheres. O problema é que em algumas vezes, o material nada flexível acaba atrapalhando na hora das pedaladas. O algodão amassa, as abas se desprendem, ocorrem vazamentos…

Outras mulheres preferem o absorvente interno, que por ser inserido na vagina, permite maior liberdade de movimentos. Porém, é válido ressaltar que por possuir alguns riscos como alergias, não deve ser usado durante todos os dias do ciclo menstrual.

Outra solução consideravelmente nova no mercado são os coletores menstruais. Também inserido no canal vaginal, promove maior praticidade e flexibilidade nos movimentos, é feito de material hipoalergênico e é ecologicamente mais adequado por poder ser reutilizado várias vezes. Porém, muitas mulheres sentem dúvidas em relação a sua aplicação e desconforto.

De todo modo, é importante que você teste e veja o que se adéqua melhor para o seu corpo.

 

Lembrem-se, conversar com outras mulheres sobre assuntos e interesses femininos, além de claro, fazer um acompanhamento médico com um ginecologista, são práticas indispensáveis e de muita importância para a manutenção da saúde, em TODAS as suas fases.

Abra mão dos Tabus, liberte-se e pedale! A Audax está com você em busca da sua saúde!

 

 

 

Tags: #EspecialOutubroRosa

BIKES PARA COMPARAÇÃO