O tempo fechou? Confira dicas e alternativas para manter o pedal em dia
Saiba como lidar com a rotina de treinamento nos dias mais gélidos.
Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 24/05/2018 às 12:05
Frio dá aquela preguiça, não é mesmo? As baixas temperaturas estão chegando com tudo e sair debaixo das cobertas se torna quase um desafio. Pedalar no frio não é um grande disputa e vamos mostrar, junto de nossos atletas, dicas para facilitar a rotina de treinos no período de inverno.
Se liga no corpinho
Os principais cuidados que se deve tomar são com a alimentação pré e pós-treino, o vestuário e a escolha de um horário propício para o pedal. A atleta Renata Espíndola vive em Caçapava - SP e conta que a mudança climática já alterou sua rotina.
“A minha alimentação não mudou muito, o que mudou foi a quantidade. Ao invés de comer apenas um queijo com ovo, agora já como um pão integral com ovo. O ovo sempre está na minha alimentação, não tiro por nada! Mantenho a energia do corpo com uma dieta feita pela minha nutricionista, consumindo vitaminas, água com limão e antes de treinos longos ou campeonatos abuso bastante dos carboidratos”, explica Renata.
Renata Espíndola mantem a rotina com uma alimentação reforçada e roupas adaquedas ao frio. Foto: Arquivo Pessoal.
A ciclista revela ainda que, quando bate aquele frio, o horário que mais gosta de pedalar é no fim da tarde e que prefere utilizar shorts ao invés de calças.“Nem sempre consigo treinar no final da tarde, então opto por pedalar no rolo em casa ou na academia. Sempre que dá saio no primeiro horário da manhã, logo às seis horas, sempre vestindo uma camisa mais justa por baixo da camiseta de pedalar, o manguito e o corta vento. Às vezes quanto tá muito frio uso o lenço de cabeça para proteger o rosto”, diz a atleta.
Pedal zero graus
Quem também enfrenta o frio é Lúcio Otávio, residente em Itabirito - MG. O clima na cidade, o qual esta semana chegou à temperatura mínima de 3°C, não assusta nosso ciclista e que mantém sua rotina com os devidos cuidados.
“O frio não muda muito a minha rotina pois treino o ano todo no mesmo hórário, o que muda é tempo de preparação. Faço aquecimento de 20 minutos no rolo, porque se sair direto no frio o rendimento do corpo não é bom e o treino não é de qualidade. Como gasto mais energia no inverno, consequentemente preciso aumentar a alimentação com mais ingestão de carboidratos”, confessa Lúcio.
Lúcio Otávio em seu pedal matinal na cidade de Itabirito - MG. Fotos: Arquivo Pessoal.
Socando a bota!
Após as dicas de nossos atletas fica mais fácil se jogar no pedal certo? Não! É preciso ficar atento para o vestuário, tempo de alongamento prévio e aquecimento do corpo. Não esqueça também que o ideal é não sentir demasiado frio ou calor. Mantenha o corpo aquecido o suficiente para sentir um certo “friozinho”. Se o corpo começar a suar ou esquentar demais, volte para casa e retire algumas peças de roupa.
Felizmente a linha ADX possui vestes incrivéis para ciclismo no inverno com uma grande variedade de manguitos e pernitos, casacos, meias, corta-ventos e muito mais.
Mantenha-se aquecido e se joga no pedal!