Você sabe a diferença entre uma Gravel e uma Ciclocross?

Você já entende o que é uma Gravel e uma Ciclocross? Não? Fique Ligado!

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 12/09/2019 às 04:09

Conheça as principais características e versatilidade destas modalidades.

Apesar da semelhança aparente entre as bicicletas, a Gravel e a Ciclocross possuem grandes distinções, bastante notáveis em suas geometrias e configurações. Versáteis e leves, as bikes oferecem flexibilidade para os variados tipos de ciclistas.

Voltadas para um público mais urbano, com uma pegada ciclo turística, a Pampero Gravel foi projetada pensando no conforto daqueles que amam passar muitas horas pedalando. Ideal para asfalto ou para aventuras em estradas regulares, a bike vem nas versões carbono e alumínio, dispondo de geometrias confortáveis e rápidas com menor distância entre os eixos, garantindo uma melhor pilotagem, possuindo ainda suporte para bagageiro dianteiro e traseiro.

Já o Ciclocross, nascido na França em 1902, é uma modalidade onde as bicicletas são criadas para superar obstáculos. As Flanders Ciclocross, pioneiras no mercado nacional, são ideais para trilhas onde o ciclista precisa “carregar” sua bike e ainda dispõem de desempenho imbatível para realizar leituras de terrenos mountain e também no asfalto. A sua geometria, muito confundida com as speeds, propõe esta versatilidade para ambos terrenos, com o diferencial de marchas mais leves, maior espaço para pneus com cravos (mais resistentes à tração), quadros mais rígidos e posição de pilotagem mais agressiva.

Audax Ciclocross Experience

Fomentando a modalidade, o idealizador do grupo de ciclismo Sampa Bikers, Paulo de Tarso, iniciou o projeto Audax Ciclocross Experience em 2019. Cerca de 10 ciclistas podem usufruir e experenciar um passeio utilizando a Flanders pelos terrenos da Represa de Guarapiranga, na capital paulista.

“Sempre gostei de Ciclocross, mas para ter acesso a uma bike da modalidade aqui no Brasil era preciso comprar da Europa. Achar uma Gravel é fácil, mas foi somente quando a Audax inseriu a Flanders no mercado que encontrei a oportunidade perfeita pra mostrar a outros ciclistas o que é o verdadeiro Ciclocross. Hoje fazemos passeios mensais com 10 bicicletas disponíveis para quem quiser conhecer o esporte”, diz Paulo.

 

Ciclista José Mário participa da Audax Ciclocross Experience pela primeira vez. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Amante da Gravel, José Mario experenciou a performance de uma Flanders ao participar do Audax Ciclocross Experience. “Quando fiz o teste ride da bike vi que seu ponto forte é a aceleração e retomadas, com respostas bem nítidas na pilotagem. A Gravel é uma bicicleta que é “pau pra toda obra”, mas a Ciclocross é bastante lisa com uma boa capacidade de absorção. Gostei muito da bike, compraria fácil”, comenta Mário.

 

BIKES PARA COMPARAÇÃO