Brasileiro de XCO: Audax leva os líderes do ranking brasileiro para a competição

Líder da categoria ‘Junior’ fica fora da competição após se envolver em acidente.

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 12/07/2018 às 10:07

Letícia durante a Taça Brasil de XCO. Foto: Marcelo Rypl.

A prova mais esperada no calendário do Mountain Bike é o Campeonato Brasileiro de XCO, onde atletas e amantes do esporte reúnem-se em três dias de evento para disputar e torcer pelo título de Campeão Brasileiro. Este ano a prova ocorre entre os dias 20 a 22 de julho, na pista de XCO do Lar Nossa Senhora Aparecida, em Parelheiros - SP.

Novamente, a Audax estará presente como principal parceira do Brasileiro de XCO, levando exposições e oferecendo teste ride para o público apreciar toda a performance das bicicletas. Segundo a organizadora do campeonato, Selma Cocuzzi, a prova não vai deixar a desejar no nível de competição e atrações.

“Esta edição terá um percurso altamente técnico, com alguns drops, rampas e paredões. Esta é uma pista fixa, onde o atleta pode rodar o ano inteiro, de nível internacional e bastante profissional, mas que todos conseguem utilizar. Além disso a competição contará com transmissão ao vivo em telões e a atuação da Audax, que enriquece e contribui bastante para o evento ser um sucesso.” revela Selma.

 

Trecho da trilha do Campeonato Brasileiro de XCO. Imagem: Arquivo Pessoal.

 

Dentre os competidores estarão os atuais líderes do ranking brasileiro, atletas da equipe Audax FSA: Letícia Cândido, vice-campeã na categoria ‘Elite’ do Brasileiro de XCO 2017 e Lúcio Otávio, campeão na ‘Sub 30’. Gustavo Xavier, que vinha comandando a categoria ‘Junior’, infelizmente não competirá este ano devido a um acidente que resultou em uma fratura na clavícula durante um reconhecimento da pista, ocorrido 10 dias antes da prova. O atleta recebeu cuidados médicos e passará por cirurgia.

 

Atletas Audax em treino matinal para competição. Foto: Equipe Audax. 

 

Para completar o time, André Aikawa e Daniel Zóia também estarão na disputa. A vice-campeã, Letícia, confessa que se sente preparada para enfrentar o desafio e tem boas expectativas. “Venho há anos ascendendo em minha carreira e este será o terceiro de um trabalho que vem dando certo. Em 2017 foquei muito em treinos de xco para sustentar a pressão da prova. Para este ano tenho investido em um novo método de treinamento e minha equipe tem dado todo o auxílio para este trabalho., com treinos funcionais, treinos técnicos em pistas de XCO e realizando descidas com minha Audax FS 800 de enduro para desenvolver melhor a técnica”.

 

A torcida para Letícia Cândido só aumenta. Atleta lidera ranking de XCO e XCM brasileiro. Foto: Thiago Lemos

 

A animação contagiante de Lúcio Otávio descreve que ‘poder usar a camisa de campeão brasileiro é motivo de muita alegria e satisfação’. “Esta é sempre a prova mais esperada e por isso se torna a mais disputada, mais difícil e motivadora em busca do título. Até 2017 era o título que me faltava, então treinei muito, fiz a escolha da bike Auge 50 e fiquei surpreso com a minha performance. Espero que esta competição seja de alto nível, com grandes atletas, pois vou com todas as forças em busca do título de bicampeão”, expressa o atleta.

 

Lucio busca o título de bicampeão brasileiro de XCO. O atleta foi bicampeão no XCM em 2017. Foto: Thiago Lemos.

 

Em seu último ano na ‘Junior’, André Aikawa, campeão brasileiro de XCO em 2016, diz que este ano está confiante para recuperar o título. “Assisti alguns vídeos da pista e pelo que vi é uma pista que me favorece. Ela possui alguns pontos técnicos, mas nada preocupante, o que vai contar mesmo é o condicionamento físico. Após a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike já vou me preparar para ‘Sub 23’, então a expectativa de fazer um bom resultado no meu último ano de ‘Junior’ no brasileiro é grande”, comenta André.

 

Aikawa está em 4º posição no ranking CBC e é grande aposta para vencer este campeonato. Foto: Thiago Lemos.

 

BIKES PARA COMPARAÇÃO