#EspecialNovembroAzul: O Tabu sobre os exames de prevenção ao Câncer de próstata
É hora de conversar a respeito desse assunto e deixar o preconceito de lado!
Postado por IMPRENSA, em 15/11/2023 às 08:11
Muito se fala sobre os preconceitos a cerca dos exames de detecção precoce do câncer de próstata, mas pouco se fala da sua importância.
Os exames regulares, são indicados em sua maioria, a partir dos 50 anos de idade, que é quando de acordo com estudos científicos e estatísticos da doença, as chances aumentam. Já em homens com histórico de câncer de próstata em familiares de primeiro grau, a avaliação deve começar aos 40 anos. E no caso de pessoas com sinais sugestivos para a doença, a investigação prévia também é recomendada. São sintomas importantes a serem observados:
-Diminuição do jato da urina;
-Aumento da necessidade de urinar;
-Dificuldade para urinar;
-Presença de sangue na urina;
Para realização dos exames, é importante que as pessoas realizem visitas periódicas ao médico, e que quando solicitado o exame, o realize o quanto antes!
Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. Se ambos forem realizados juntos, a chance de um diagnóstico eficaz é de até 80%.
O toque retal embora encarado como um Tabu, é um exame clínico indolor que dura apenas alguns segundos e é fundamental na avaliação prostática, bem como na escolha da melhor forma de tratamento. Isso porque, cerca de 20% dos tumores diagnosticados na próstata estão em homens com níveis de PSA normais (detectados no exame de sangue).
Você já realizou seu exame anual? Procure um profissional de saúde e cuide de si. Realizar o exame de diagnóstico precoce é indispensável para um tratamento rápido e eficiente, garantindo a você qualidade de vida e saúde. A Audax com você nesse Novembro azul, e sempre!